Tuesday, July 22, 2014

O Tupinambo (tupinambor, topinambo, girassol-batateiro) é um substituto ideal batata na sua alimentação, principalmente se é diabético ou celíaco

Maio 26, 2010 por  
Categorias: Superalimentos, Todos os artigos

Se o leitor nunca provou tupinambo é aconselhável que o faça, porque é um óptimo substituto da batata. Mas se quer conhecer melhor esta planta pode sempre ler este pequeno artigo. Temos a venda na loja de produtos biológicos em Coimbra e se desejar podemos enviar para todo o País.
O Helianthus tuberosus é conhecido sob vários nomes populares, principalmente, tupinambo, tupinambor ou tupinambour nos países latinos e “Jerusalem artichoke” (alcachofra de Jerusalém) nos anglo-saxónicos, ou ainda em Portugal como girassol-batateiro.
Os tupinambos foram cultivados pelos povos ameríndios, muito antes da chegada dos europeus. O nome tupinambo é proveniente dos tupinambás antiga tribo indígena do Brasil que falavam a língua tupi-guarani.Esta raiz chegou a Europa no século XVII.
A planta é rústica, de fácil cultivo e de elevado rendimento, mesmo em solos pouco férteis. É muito resistente ao calor e ao frio, sendo inclusivamente resistente a geada, a doenças e a predadores. A multiplicação é feita através da plantação dos tubérculos em linha. A sua flor é muito bonita semelhante ao girassol, sendo por isso também conhecido por girassol-batateiro. O tupinambo dá-se muito bem em Portugal e o Quental Biológico, loja de Agricultura Biológica em Coimbra, tem-no vendido para todo o País.

O topinambo substitudo ideal das batatas

A parte comestível é o tubérculo que apresenta 20 a 26% de matéria sólida, da qual 75 a 82% são Hidratos de Carbono, 13% celulose e hemicelulose e 6 a 8% de proteínas) e tem menos de 1% de gordura. É rico em vitaminas e minerais – sensivelmente os mesmos que a batata- principalmente ferro, fósforo, potássio, niacina e tiamina. A suas características nutritivas são semelhantes a batata, excepto, no amido que é substituído por inulina. A cru o seu sabor é análogo a batata mas quando é cozido fica com um sabor adocicado, muito característico, semelhante a alcachofra. Pode ser preparado de muitas maneiras – cozido, assado, guisado, em puré e servir de base para sopas. A farinha de tupinambor origina um óptimo pão, adocicado e macio, pode ainda ser usada em todas as receitas que requeiram farinha.

tupinambo11 300x199 O Tupinambo (tupinambor, topinambo, girassol batateiro) é um substituto ideal batata na sua alimentação, principalmente se é diabético ou celíaco

Tupinambo

O tupinambo é ideal para os doentes celíacos e diabéticos
O tupinambo é constituído por inulina (polímero de frutose), que substitui o amido (polímero de glicose), e quando se decompõe, transforma-se em frutose (que é um monossacarídeo) substituindo desta maneira a glicose responsável pelas diabetes. A frutose corresponde a 75 a 98% dos açúcares, sendo o restante glicose- por esta razão é uma fonte importante de frutose para a industria. Não contem glúten, o que favorece os doentes celíacos, e é um óptimo substituto da batata para quem sofre de diabetes.
A frutose é um substituto da sacarose na alimentação para diabéticos, pois penetra no metabolismo humano sem a libertação inicial de insulina e a sua absorção é mais lenta que a glicose. A insulina não é necessária no transporte da frutose para os tecidos periféricos do fígado e para sua fosforilação e transformação em glicogénio.
O topinambo é um óptimo alimento porque favorece:
a digestão, o bom funcionamento da flora intestinal, controla a glicémia (é ideal para diabéticos), reduz o colesterol, é importante numa dieta hipocalórica, porque saceia, estimula o nosso sistema imunitário e é energético.
Nota: Quental Biológico e o tupinambo-Temos a vossa disposição tupinambos e penso que somos exclusivos, pelo menos em Coimbra. Também pode encomendar por correio.

Se desejar pode ler aqui vários artigos sobre o tupinambo.

Comentários

25 comentários em “O Tupinambo (tupinambor, topinambo, girassol-batateiro) é um substituto ideal batata na sua alimentação, principalmente se é diabético ou celíaco”
  1. Dinis Sousa diz:

    Gostaria de saber como se semeiam os tupinambos e onde encontrar sementes. Resido em VNGaia e não sei se poderei produzi-los aqui onde moro.
    Irei experimentar a receita de tupinambo, logo que possível.
    Continuem com este trabalho educativo maravilhoso. Felicidades para o v/projecto. Incentivar o maior nº de pessoas a cultivar os seus alimentos, é a actividade mais maravilhosa que se pode fazer. Dá muito trabalho, mas a alegria é imensa: Semeia e cria e terás alegria.
    Dinis Sousa

  2. Angelina Calixto diz:

    Tenho alguns exemplares que semiei e têm crescido imenso e aparecem rebentos pelo caule todo,talvez por eu ir regando muito.
    Será que me pode dar uma dica para quando a colheita?Ainda não tem flor e já estão no no terreno há 2 meses.
    Bem sou uma agricultora que não sabe nada do assunto
    Angelina

  3. Sónia Carocha diz:

    Boa Tarde, gostaria, se possivel que me enviassem este artigo sobre Topinambo, tupinambo, tupinambour, para fazer um trabalho para a faculdade sobre vegetais. Obrigada

  4. Carla Z. Proto diz:

    Provei topinambur trazido por uma amiga, da Itália:adorei!!!
    Voces saberiam me dizer onde posso encontrar sementes na cidade de São Paulo pois gostaria de plantar no meu jardim, se souberem o nome e endereço de algum produtor (sempre de São Paulo) ficaria feliz.
    Obrigada pela atenção.
    Carla

  5. Chris diz:

    olá,
    A planta é rustica e fácil cultivar, mesmo em solos não muito férteis. É resistente a doenças e predadores. A multiplicação é feita através da plantação dos tubérculos em linha. Cuidado, a planta pulula, mais informação aqui: http://de.wikipedia.org/wiki/Topinambur
    Chris

  6. Mª Nazaré Lopes diz:

    Olá! Tive hoje conhecinento de um tubercúlo que dá pelo nome de Tupinambo, e como tenho um filho celíaco gostaria que me dessem todas as informações sobre ele. E já agora se sabem se é comercializado em Lisboa.
    Obrigado!

  7. Noeli Pinheiro diz:

    Tenho um sitio em Porto Belo SC, e sou produtora de Tupinambor, e uma planta rustica , e de u sabor muito bom
    Obrigada Noeli

  8. Everaldo Cardoso de Jesus diz:

    Olá!!Gostaria de comprar sementes do topinambur ou as batatas para plantio de um ha.de preferência aqui no Brasil-São Paulo.Grato Jésus

  9. José Fonseca diz:

    Sou diabético, e meste momento estou a sofrer de neuropatia diabética.
    Tive informação que o tupinambo, tem também efeitos analgésicos.Tem alguma informação sobre este efeito?
    Obrigado

  10. marcelo sousa ferreira diz:

    qual é o preço por quilo de tupinambo?

  11. pau diz:

    muito obrigado por nao deixar eu imprimir o texto para minha avó, seu otário

  12. miguel angelo daniele diz:

    Ola Sra Noeli Pinheiro
    Moro em Atibaia – Sao Paulo e estou interessado em comprar batatas de Topinambur para produzilas . Peço a gentileza de entrar em contato comigo para trocarmos informaçoes. maisondaniele@yahoo.com grato

  13. Jose Ferreira diz:

    Tambem eu gostaria de saber onde encontrar semente ou toberculo de semeio pois gostaria de cultivar para consumo próprio.

  14. miguel angelo daniele diz:

    gostaria de entrar em contato com a Sr. Noeli Pinheiro, tenho interesse em adquirir sementes (bulbos) de Tupinambur. Agradeço desde ja a gentileza em me atender, obrigado

  15. Jose Nogueira diz:

    O tupinambo que têm à venda é dos mais pequenos ou dos mjaiores…

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/ff/Gewaschene-Topinambur-Knollen.jpg

  16. Angelo Martins diz:

    Qual é o preço por quilo do Tupinambo?

  17. luiz peixer diz:

    Gostaria de saber prêço e dados para aquirir Farinha de Ora-pro-nobis e Tupinambor. Aguardo.

  18. Heinz Koop diz:

    Qual e o preco para topinambo e aonde se pode conseguir??
    Sou do Paraguay. Obrigado.

  19. fabiano diz:

    se quizerem me ligue 047 97189412 o preço do kg é 150,00 mais seu uso e be, pequeno e tb temos receitas de pão a base de tupinambor e cookies

  20. marcelo vieira diz:

    moro no brasil (Itatinga SP), estou interessado em sementes de girassol batateiro, aqui no brasil desisti de procurar, sera que conseguiria com vocês, agradeço, muito obrigado. Marcelo Vieira – (meu pai é nascido em Boliqueime – Algarve)

  21. Diolinda diz:

    Gostei muito, obrigado.

  22. Gostaria de adquirir mudas de tupinambor,mas gostaria saber o preço.
    Obrigado
    Carla

  23. Margarida de Jesus diz:

    Gostaria de comprar pelo menos uma batata, como fazer.

  24. Nobre Celeste diz:

    Acabei de plantar , já estão a nascer ! Só conheço em França , os meus vieram de lá

Trackbacks

Check out what others are saying about this post...
  1. [...] Topinambo (deve ser dificil de achar, mas vale a pena. Tb ajuda a combater o diabetes! http://www.quentalbiologico.com/2010/05/tupinambo-tupinambor-topinambo-diabetico/) [...]



Comentar este artigo!

Se desejar adquirir alguns destes produtos basta contactar-nos e serão enviados por correio: quentalbiológico@sapo.pt; 964197770
Se desejar pode comentar com uma imagem a sua escolha-o seu gravatar!

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.