Saturday, August 23, 2014

O Tupinambo (tupinambor, topinambo, girassol-batateiro) é um substituto ideal batata na sua alimentação, principalmente se é diabético ou celíaco

Maio 26, 2010 por  
Categorias: Superalimentos, Todos os artigos

Se o leitor nunca provou tupinambo é aconselhável que o faça, porque é um óptimo substituto da batata. Mas se quer conhecer melhor esta planta pode sempre ler este pequeno artigo. Temos a venda na loja de produtos biológicos em Coimbra e se desejar podemos enviar para todo o País.
O Helianthus tuberosus é conhecido sob vários nomes populares, principalmente, tupinambo, tupinambor ou tupinambour nos países latinos e “Jerusalem artichoke” (alcachofra de Jerusalém) nos anglo-saxónicos, ou ainda em Portugal como girassol-batateiro.
Os tupinambos foram cultivados pelos povos ameríndios, muito antes da chegada dos europeus. O nome tupinambo é proveniente dos tupinambás antiga tribo indígena do Brasil que falavam a língua tupi-guarani.Esta raiz chegou a Europa no século XVII.
A planta é rústica, de fácil cultivo e de elevado rendimento, mesmo em solos pouco férteis. É muito resistente ao calor e ao frio, sendo inclusivamente resistente a geada, a doenças e a predadores. A multiplicação é feita através da plantação dos tubérculos em linha. A sua flor é muito bonita semelhante ao girassol, sendo por isso também conhecido por girassol-batateiro. O tupinambo dá-se muito bem em Portugal e o Quental Biológico, loja de Agricultura Biológica em Coimbra, tem-no vendido para todo o País.

O topinambo substitudo ideal das batatas

A parte comestível é o tubérculo que apresenta 20 a 26% de matéria sólida, da qual 75 a 82% são Hidratos de Carbono, 13% celulose e hemicelulose e 6 a 8% de proteínas) e tem menos de 1% de gordura. É rico em vitaminas e minerais – sensivelmente os mesmos que a batata- principalmente ferro, fósforo, potássio, niacina e tiamina. A suas características nutritivas são semelhantes a batata, excepto, no amido que é substituído por inulina. A cru o seu sabor é análogo a batata mas quando é cozido fica com um sabor adocicado, muito característico, semelhante a alcachofra. Pode ser preparado de muitas maneiras – cozido, assado, guisado, em puré e servir de base para sopas. A farinha de tupinambor origina um óptimo pão, adocicado e macio, pode ainda ser usada em todas as receitas que requeiram farinha.

tupinambo11 300x199 O Tupinambo (tupinambor, topinambo, girassol batateiro) é um substituto ideal batata na sua alimentação, principalmente se é diabético ou celíaco

Tupinambo

O tupinambo é ideal para os doentes celíacos e diabéticos
O tupinambo é constituído por inulina (polímero de frutose), que substitui o amido (polímero de glicose), e quando se decompõe, transforma-se em frutose (que é um monossacarídeo) substituindo desta maneira a glicose responsável pelas diabetes. A frutose corresponde a 75 a 98% dos açúcares, sendo o restante glicose- por esta razão é uma fonte importante de frutose para a industria. Não contem glúten, o que favorece os doentes celíacos, e é um óptimo substituto da batata para quem sofre de diabetes.
A frutose é um substituto da sacarose na alimentação para diabéticos, pois penetra no metabolismo humano sem a libertação inicial de insulina e a sua absorção é mais lenta que a glicose. A insulina não é necessária no transporte da frutose para os tecidos periféricos do fígado e para sua fosforilação e transformação em glicogénio.
O topinambo é um óptimo alimento porque favorece:
a digestão, o bom funcionamento da flora intestinal, controla a glicémia (é ideal para diabéticos), reduz o colesterol, é importante numa dieta hipocalórica, porque saceia, estimula o nosso sistema imunitário e é energético.
Nota: Quental Biológico e o tupinambo-Temos a vossa disposição tupinambos e penso que somos exclusivos, pelo menos em Coimbra. Também pode encomendar por correio.

Se desejar pode ler aqui vários artigos sobre o tupinambo.

Comentários

26 comentários em “O Tupinambo (tupinambor, topinambo, girassol-batateiro) é um substituto ideal batata na sua alimentação, principalmente se é diabético ou celíaco”
  1. Dinis Sousa diz:

    Gostaria de saber como se semeiam os tupinambos e onde encontrar sementes. Resido em VNGaia e não sei se poderei produzi-los aqui onde moro.
    Irei experimentar a receita de tupinambo, logo que possível.
    Continuem com este trabalho educativo maravilhoso. Felicidades para o v/projecto. Incentivar o maior nº de pessoas a cultivar os seus alimentos, é a actividade mais maravilhosa que se pode fazer. Dá muito trabalho, mas a alegria é imensa: Semeia e cria e terás alegria.
    Dinis Sousa

  2. Angelina Calixto diz:

    Tenho alguns exemplares que semiei e têm crescido imenso e aparecem rebentos pelo caule todo,talvez por eu ir regando muito.
    Será que me pode dar uma dica para quando a colheita?Ainda não tem flor e já estão no no terreno há 2 meses.
    Bem sou uma agricultora que não sabe nada do assunto
    Angelina

  3. Sónia Carocha diz:

    Boa Tarde, gostaria, se possivel que me enviassem este artigo sobre Topinambo, tupinambo, tupinambour, para fazer um trabalho para a faculdade sobre vegetais. Obrigada

  4. Carla Z. Proto diz:

    Provei topinambur trazido por uma amiga, da Itália:adorei!!!
    Voces saberiam me dizer onde posso encontrar sementes na cidade de São Paulo pois gostaria de plantar no meu jardim, se souberem o nome e endereço de algum produtor (sempre de São Paulo) ficaria feliz.
    Obrigada pela atenção.
    Carla

  5. Chris diz:

    olá,
    A planta é rustica e fácil cultivar, mesmo em solos não muito férteis. É resistente a doenças e predadores. A multiplicação é feita através da plantação dos tubérculos em linha. Cuidado, a planta pulula, mais informação aqui: http://de.wikipedia.org/wiki/Topinambur
    Chris

  6. Mª Nazaré Lopes diz:

    Olá! Tive hoje conhecinento de um tubercúlo que dá pelo nome de Tupinambo, e como tenho um filho celíaco gostaria que me dessem todas as informações sobre ele. E já agora se sabem se é comercializado em Lisboa.
    Obrigado!

  7. Noeli Pinheiro diz:

    Tenho um sitio em Porto Belo SC, e sou produtora de Tupinambor, e uma planta rustica , e de u sabor muito bom
    Obrigada Noeli

  8. Everaldo Cardoso de Jesus diz:

    Olá!!Gostaria de comprar sementes do topinambur ou as batatas para plantio de um ha.de preferência aqui no Brasil-São Paulo.Grato Jésus

  9. José Fonseca diz:

    Sou diabético, e meste momento estou a sofrer de neuropatia diabética.
    Tive informação que o tupinambo, tem também efeitos analgésicos.Tem alguma informação sobre este efeito?
    Obrigado

  10. marcelo sousa ferreira diz:

    qual é o preço por quilo de tupinambo?

  11. pau diz:

    muito obrigado por nao deixar eu imprimir o texto para minha avó, seu otário

  12. miguel angelo daniele diz:

    Ola Sra Noeli Pinheiro
    Moro em Atibaia – Sao Paulo e estou interessado em comprar batatas de Topinambur para produzilas . Peço a gentileza de entrar em contato comigo para trocarmos informaçoes. maisondaniele@yahoo.com grato

  13. Jose Ferreira diz:

    Tambem eu gostaria de saber onde encontrar semente ou toberculo de semeio pois gostaria de cultivar para consumo próprio.

  14. miguel angelo daniele diz:

    gostaria de entrar em contato com a Sr. Noeli Pinheiro, tenho interesse em adquirir sementes (bulbos) de Tupinambur. Agradeço desde ja a gentileza em me atender, obrigado

  15. Jose Nogueira diz:

    O tupinambo que têm à venda é dos mais pequenos ou dos mjaiores…

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/ff/Gewaschene-Topinambur-Knollen.jpg

  16. Angelo Martins diz:

    Qual é o preço por quilo do Tupinambo?

  17. luiz peixer diz:

    Gostaria de saber prêço e dados para aquirir Farinha de Ora-pro-nobis e Tupinambor. Aguardo.

  18. Heinz Koop diz:

    Qual e o preco para topinambo e aonde se pode conseguir??
    Sou do Paraguay. Obrigado.

  19. fabiano diz:

    se quizerem me ligue 047 97189412 o preço do kg é 150,00 mais seu uso e be, pequeno e tb temos receitas de pão a base de tupinambor e cookies

  20. marcelo vieira diz:

    moro no brasil (Itatinga SP), estou interessado em sementes de girassol batateiro, aqui no brasil desisti de procurar, sera que conseguiria com vocês, agradeço, muito obrigado. Marcelo Vieira – (meu pai é nascido em Boliqueime – Algarve)

  21. Diolinda diz:

    Gostei muito, obrigado.

  22. Gostaria de adquirir mudas de tupinambor,mas gostaria saber o preço.
    Obrigado
    Carla

  23. Margarida de Jesus diz:

    Gostaria de comprar pelo menos uma batata, como fazer.

  24. Nobre Celeste diz:

    Acabei de plantar , já estão a nascer ! Só conheço em França , os meus vieram de lá

  25. Ervin Luiz Garbinatto diz:

    Há anos que tenho conhecimento da existência do tupinambo, jamais, até hoje, não tinha onde encontrar alguma coisa. Hoje, enfim, encontrei e desejo adquirir SEMENTES ou se é como a mandioca/aipim as RAMAS não precisa ser muito, uns 300 ou 500 pedaços (ramas) ou sementes. Pois, sei que até como cerca viva temporária serve. Obrigado pela atenção

Trackbacks

Check out what others are saying about this post...
  1. [...] Topinambo (deve ser dificil de achar, mas vale a pena. Tb ajuda a combater o diabetes! http://www.quentalbiologico.com/2010/05/tupinambo-tupinambor-topinambo-diabetico/) [...]



Comentar este artigo!

Se desejar adquirir alguns destes produtos basta contactar-nos e serão enviados por correio: quentalbiológico@sapo.pt; 964197770
Se desejar pode comentar com uma imagem a sua escolha-o seu gravatar!

Content Protected Using Blog Protector By: PcDrome.